História

A Associação dos Comerciantes do Município de Jaguaré-ES foi constituída em 13 de janeiro de 1991, pelos comerciantes, com objetivo de se organizarem, para manter a boa convivência e o respeito entre si.

Em 1994 os comerciantes sentiram a necessidade de fundar a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaguaré – CDL. O objetivo inicial era trabalhar com o SPC-Brasil, que é o Serviço de Proteção ao Crédito, pois perceberam a necessidade de que, além do trabalho organizado, era preciso um meio de se resguardar diante das vendas a prazo e com cheques, pois a inadimplência começava a crescer no município. Nascia, então, a CDL de Jaguaré no dia 07 de setembro de 1994.

A partir daí o movimento lojista veio trabalhando em busca do desenvolvimento e fortalecimento do comércio local, levando sempre em consideração a qualidade dos serviços prestados, buscando sempre direitos e oportunidades iguais para todos os seus associados.

A CDL vem desenvolvendo ao longo dos anos várias atividades. Dentre elas destacamos: palestras gratuitas e cursos na área comercial para a comunidade local em parceria com o SEBRAE-ES. Estas palestras e cursos atendem as necessidades dos comerciantes e comerciários na busca da melhoria no atendimento ao público e na gestão de suas empresas. Outra atividade é a realização de algumas campanhas com o objetivo de incentivar o consumo no próprio município, fortalecendo a economia local. Uma delas é a Campanha Safra que ocorre no período da colheita de café, nos meses de abril a julho; e a outra é a Campanha de Natal, que acontece nos meses de outubro a dezembro, no período das festividades de fim de ano.

Outra atividade, ainda é a realização do atendimento diário ao público para consultas ao SPC-Brasil, tanto por parte dos consumidores como dos associados a CDL. A instituição recebe currículos de pessoas que queiram entrar no mercado de trabalho, pois as empresas locais buscam este suporte junto a CDL.

E por fim, a CDL realiza a Feira Multi-Setorial de Negócios. A Feira teve início no ano de 2001 e foi realizada em parceria com órgãos público, privado e empresas filiadas a CDL de Jaguaré, com seis edições.